Bem-vindas e bem-vindos ao Dossiê Virtual, a versão online do Dossiê ABRASCO!

Acessar a versÃo mais recente do DossiÃ

O Dossiê Virtual tem como objetivo ser um complemento online ao Dossiê Abrasco - Um Alerta sobre os Impactos dos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde. Além de disponibilizar as versões digitais dos três volumes deste trabalho, o Dossiê Virtual ainda oferece ferramentas dinâmicas que permitem aprofundar o conhecimento sobre os temas tratados.

Nesta primeira versão, duas ferramentas estão disponíveis: o mapa dos pesquisadores em agrotóxicos no Brasil, e o mapa das vozes dos territórios.

O mapa dos pesquisadores em agrotóxicos no Brasil foi feito a partir de uma busca no Currículo Lattes pelos termos agrotóxico, defensivo agrícola, pesticida e praguicida. Os currículos encontrados estão apontados no mapa, e foram categorizados pelas palavras-chave que utilizam. A partir delas, é possível filtrar os dados e encontrar pesquisadores em determinados temas por estado do país. Uma análise do mapa foi feita no capítulo 1 da terceira parte do Dossiê - "Cartografia da produção acadêmica sobre o tema dos agrotóxicos e saúde no Brasil". A ferramenta foi elaborada por Cheila Bedor (Univasf), Karen Friedrich (INCQS/Fiocruz) e Alan Tygel (PGGI/UFRJ).

O mapa das Vozes dos Territórios localiza no país as cartas das populações atingidas por agrotóxicos que compõem o segundo capítulo da parte 3 do Dossiê. Cada ponto no mapa oferece informações resumidas sobre a carta, além de um link para a carta em si. Além disso, o mapa permite que novas cartas sejam incorporadas, e com maior riqueza de detalhes daquilo que foi possível reproduzir dentro do Dossiê. As cartas foram produzidas pelas comunidades em conjunto com pesquisadores locais, em uma articulação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

O Dossiê Virtual é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Informática da UFRJ, a ABRASCO e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Em breve, serão disponibilizadas outras ferramentas relacionadas à pesquisa sobre dados abertos e agrotóxicos que está em curso.